Lançado Projeto Crescer com Arte na Festa do Divino 2009

A Festa do Divino, em Cambuquira, Minas Gerais, teve em 2009 mais um motivo para se elevar nessa celebração. A partir desse evento, será implementado, no município, o Projeto Crescer com Arte para atender e contribuir com a inclusão social de cem crianças e jovens cambuquirenses, inicialmente.

A idealizadora do Projeto, Cláudia Pacheco, também presidente da Associação Keppe & Pacheco, através da STOP à Destruição do Mundo, oficializou no dia 13 de junho o início dos trabalhos em prol dessa iniciativa, com a participação das equipes que atuarão como profissionais e voluntários. Essa divulgação aconteceu na Igreja de São Sebastião, durante as festividades. “É imbuída do sentimento da Festa do Divino, onde Deus Pai simboliza a verdade, Deus Filho, o amor, e Deus Espírito Santo simboliza a arte, a estética, que gostaria de participar a todos vocês a inauguração hoje, aqui na cidade, do Projeto Crescer com Arte”, disse Cláudia, emocionada, ao público que lotou a igreja.

O Projeto iniciará atividades no Teatro Thalia, do Grande Hotel Trilogia (GHT). No futuro, a Casa Encantada, espaço anexo ao GHT, que precisa de muitas reformas e apoio de parcerias, abrigará a sede do Crescer com Arte, conduzida pela Escola de Artes Trilogia e dividindo atividades com o Thalia.

Boas Novas

Na ocasião, Cláudia informou ainda que o maestro André Torres antecipou a boa nova da instalação, em Cambuquira, de uma Escola de Música sob a direção dele e participação de outros profissionais da área que serão convidados. Além das aulas, a escola ministrará workshops sobre o tema. O público-alvo será desde crianças até músicos em estágios adiantados e experientes. Segundo Cláudia, isso difundirá a formação de núcleos de música e artes plásticas. “Com esses movimentos, a cidade se tornará um centro de estudos de artes. Por isso inauguramos o Crescer com Arte aqui”, explicou.

André Torres, que conduzirá também a Orquestra e Coral Infantil Crescer com Arte, disse que se interessou muito pela proposta do Projeto porque acredita que “A arte faz parte da estrutura do ser humano, de seu crescimento integral. Quero ajudar as crianças nesse desenvolvimento, pois, assim como elas, até o adulto e o idoso podem crescer com arte. Essa é uma chance de evolução para todos”, previu Torres.

O cantor e músico, Tarcísio da Viola, participará do Projeto com a meta de formar, junto com Torres, uma Companhia da Viola para ensinar as crianças. Os dois querem criar algo inédito para o Crescer com Arte. Tarcísio antecipa que a ideia é formarem uma oficina musical com a junção do talento do cancioneiro, um estilo mais regional e popular, com o clássico e a orquestra. “Oferecer essa oportunidade para as crianças da minha cidade é o desejo de contribuir para formar homens decentes de amanhã e um ser humano melhor. Esse ensino vai tirar as crianças daqui das ruas e lhes abrir à possibilidades e oportunidades, ajudando-as a desenvolver suas capacidades”.

Primeiros passos

Bateria Mirim – O engenheiro e músico, Fábio Iasi, um dos muitos voluntários engajados, antecipou que já fez contatos para criarem a Bateria Mirim Crescer com Arte. “Conversamos com o coordenador da escola de futebol infantil do Rotary Club local para firmarmos uma possível parceria”. Fábio prevê que entre os cerca de setenta garotos que fazem esse esporte no Rotary, muitos poderão sair dali como integrantes dessa Bateria.
“Depois que fizermos essa seleção, o passo seguinte  é organizar e reciclar alguns instrumentos doados e iniciarmos as aulas e os ensaios. Desejamos que no Carnaval de 2010 essas crianças já estejam treinadas e se apresentando para animar a festa da cidade”, disse Fábio, entusiasmado.

Curso de Costura – Lurdes Alcaide, modelista portuguesa, coordenadora da equipe de artesanato e costura do Crescer com Arte,  conta que o prefeito de Cambuquira,  Evanderson Xavier , ficou muito interessado na instalação da Oficina de Costura que dará cursos com capacitação profissional.
“Temos equipe formada de professores e uma máquina de acabamento e duas máquinas domésticas recebidas de doação”, informa Lurdes, que já está recebendo inscrições para os cursos de Modelagem e Costura. Ela lembra que mais doações serão bem-vindas de máquinas, tecidos, materiais e aviamentos relacionados à costura.

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top