Festa do Divino Espírito Santo, de Cambuquira, transcende a fé, o bem e a beleza

As festividades de 2009 ganharam mais adereços folclóricos. Os Tabuleiros, as flores e a distribuição do Vale Bodo, uma refeição gratuita que foi distribuída para mais de três mil cambuquirenses, costume resgatado das festas portuguesas.

A elevação e entusiasmo predominaram entre todos os colaboradores e os cambuquirenses que participaram dos momentos da preparação e realização da Festa do Divino 2009, em Cambuquira, Minas Gerais, um rito popular do folclore religioso que também acontece em várias partes do País, geralmente conduzida por devotos que professam a mesma fé.

Em Cambuquira, a iniciativa e patrocínio da Festa do Divino são da Associação Keppe e Pacheco, através da STOP à Destruição do Mundo e do Grande Hotel Trilogia (GHT). Há cinco anos conta com o apoio da Igreja de São Sebastião, onde acontece parte da celebração, e da prefeitura do município.

Neste ano o GHT fez de suas instalações o ponto de apoio e organização da festa. Hóspedes lotaram o hotel para ir ao evento e também se integraram com moradores num dos muitos mutirões do bem que antecederam, por dois dias, os preparativos para finalizar a decoração da Festa.

Momento de fé e fraternidade

A religiosidade popular foi confirmada, tanto na procissão como na celebração, com presença do povo na Igreja São Sebastião. O padre Alexandre proferindo uma homilia fervorosa, abençoou os presentes e os pães do dia de Santo Antônio, que foram distribuídos na saída, junto com o Vale Bodo, que deu direito a uma refeição gratuita. Foram entregues mais de três mil refeições, no anexo da garagem do GHT, preparadas pelo cozinheiro Daleza e equipe voluntária.

Marco para o futuro de Cambuquira

A convite do padre Alexandre, o cientista social, psicanalista e filósofo, Norberto Keppe,  promoveu na igreja um momento emocionante para a história do povo de Cambuquira.  Keppe divulgou boas novas que podem gerar mudanças e desenvolvimento para a cidade.

Sua mensagem previu a prosperidade do município até 2019 que, segundo sua proposta de gestão inovadora, discutida com o prefeito Evanderson Xavier  e equipe, pode ser conquistada através da própria economia interna, tornando-a autossuficiente. Isso traria melhores condições econômicas, principalmente para o povo carente.  “Propomos um plano de ação que, se essa orientação for seguida, todos terão casas, vestuário e alimento. A função do Espírito Santo é livrar as pessoas dos grilhões para a liberdade e nós temos como oferecer isso através da orientação psicológica”, disse Keppe. Ele explicou que, se todos se integrarem e conseguirem fazer isso, Cambuquira estará muito mudada em dez anos. “Daqui vão sair muitas mudanças para toda a região. Pode ser um modelo para o mundo”, concluiu, agradecendo a todos.

Para completar ainda mais o brilho da Festa do Divino, a psicanalista e cientista social, Cláudia Pacheco, presidente da STOP, também informou aos cambuquirenses o lançamento oficial do Projeto Crescer com Arte, que intenciona colaborar com a inclusão social de crianças e jovens da localidade, oferecendo aulas de artes e música, para ajudá-las a desenvolver o conhecimento e a cultura. “Agradeço muito a presença e a colaboração de todos”, finalizou Cláudia.

Teatro Thalia recepciona o Divino com arte

O Teatro Thalia do GHT, totalmente lotado depois da igreja, foi o cenário para a coroação da Eduarda, a nova imperatriz do Divino 2009, feita por Cláudia. Everton foi o imperador 2008 que repassou a coroa. A cada ano acontece o ritual de coroação de uma criança da cidade, simbolizando o imperador do Espírito Santo no reinado de Deus na Terra.

Essa cerimônia foi seguida de apresentações musicais do Teacherband, com a cantora Helena Mellander, cantando a música Nevoeiro, inspirada numa obra de Fernando Pessoa e no Milenarismo, que fala da esperança da vinda do Divino em contraponto com o estado de letargia mental em que se encontra a humanidade.

“Podemos ver, com as inúmeras transformações no mundo, que o Espírito de Deus está agindo. Hoje é um bom sinal disso. Nada é ao acaso. Um nevoeiro pela manhã precedido de dias de chuva e frio, e hoje esse sol para garantir a nossa festa”, intuiu Cláudia.

Os músicos André Torres e Tarcísio da Viola também se apresentaram trazendo novidades musicais com a união da música clássica, do piano de Torres, e o som da viola de Tarcísio, nos ritmos do cancioneiro popular, que arrancaram aplausos.

A Banda Doze de Maio se apresentou por último, na rua, em frente ao GHT, sob a admiração do prefeito Evanderson, de Keppe e Cláudia, mais os festeiros do Divino, muita gente da população e amigos do GHT.

Intercâmbio entre folclore de Tomar, Portugal, e Cambuquira

A Festa deste ano ganhou novos e coloridos adereços, semelhantes aos da mesma festa na cidade de Tomar, em Portugal, motivo dessa inspiração. Foram feitas artesanalmente mais de duas mil pombas para representar o Divino, carregadas nas mãos de todos os participantes durante a procissão e três mil flores. Os Tabuleiros também completaram a tradição. Eles são cestos adornados de flores de papel crepom e pães, levando no alto uma coroa ou uma pomba.  São carregados pelas mulheres com seu par.

A beleza de todos os ornamentos, que enfeitaram os muros e ruas por onde passou a procissão, foram produzidos por mais de uma centena de voluntários do Projeto Crescer com Arte, seus familiares, amigos, e moradores local.

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top