Instituto Puccini estréia abrindo inscrições para a formação do Coral da STOP

Clientes, parceiros, alunos e amigos das empresas trilógicas estão convidados a ingressarem no Coral. Primeiro ensaio será dia 6 de agosto, em São Paulo, conduzido pelo maestro André Torres.

Um dos muitos ideais do Projeto Crescer com Arte foi concretizado no dia 4 de julho de 2009, com o lançamento do Instituto Puccini, em conjunto com o Coral da STOP. A inauguração foi feita por Cláudia Pacheco, presidente do Projeto e da STOP a Destruição do Mundo, durante o Festival de Artes da França, no Grande Hotel Trilogia (GHT), em Cambuquira, Minas Gerais.

O Coral da STOP inicia os trabalhos pelo Instituto Puccini, recebendo inscrições para sua formação, através do telefone (11) 3814-0130, com convites extensivos aos clientes, parceiros comerciais, alunos e amigos das empresas trilógicas.

Local do ensaio

O ensaio inaugural acontece em São Paulo, dia 6 de agosto de 2009, na Unidade Rebouças das Escolas de Línguas Millennium, sob a regência do maestro André Torres, também o diretor responsável pelo Instituto Puccini.

O maestro é bacharel em Música, com habilitação em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, na classe de Edna Solon Frantz, e mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, MG. Como pianista, tem se apresentado em salas de concerto no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É fundador de seis corais no Rio de Janeiro.

André Torres explica que a escolha do nome do Instituto foi uma inspiração na vida e obra de Giacomo Puccini, compositor italiano da cidade de Lucca, a mesma da ascendência de Cláudia Pacheco, e que foi extremamente importante para a história da música.

Giacomo Puccini (1858 – 1924) foi um compositor de muitas óperas. Entre as mais famosas estão La Bohème, La Tosca e Madame Butterfly.

Puccini em muitas outras artes

Para organizar todos os demais projetos do Crescer com Arte, que tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças e jovens de Cambuquira, no Instituto Puccini se concentrará ainda atividades das aulas do coral infantil, iniciadas em maio, do curso de piano básico, que acontece desde 28 de junho, ministrado pelo pianista americano, Gilbert Gambucci, da bateria juvenil Quilombinho e do curso de violino.

André Torres informa que também serão oferecidos minicursos superiores de Música, masterclass (aula de música, dada por especialista a alunos com mais preparação), cursos técnicos em Música e aprendizagem da arte da liuteria, para a fabricação de instrumentos de cordas.

O resultado da aprendizagem dos alunos poderá ser visto em concertos, apresentações líricas, saraus, que serão promovidos pelo Instituto, durante as atividades curriculares.

Segundo o diretor, as aulas desses cursos acontecerão no Teatro Thalia, do GHT, e nas escolas municipais ou estaduais, em Cambuquira, por professores voluntários.

Necessidades

Para garantir o desenvolvimento e dar mais dinamismo e oportunidades aos alunos, o Crescer com Arte necessita de violinos, pianos, salas de aula próprias para música e adesões de outros músicos que queiram se engajar ao Projeto.

Interessados em participar ou oferecer doações podem fazer contato através do email contato@acaonobem.org ou pelo telefone (11) 3819-1666, com Regina Silveira.

Agenda

Coral da STOP – Instituto Puccini
Inscrições gratuitas: telefone (11) 3814-0130
Primeiro Ensaio: 6 de agosto de 2009
Local: Unidade Rebouças da Escola de Línguas Millennium
Avenida Rebouças, 3819 – SP
Grupos de Ensaios: em cada hora, das 15 às 21 horas.

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top