Curso de Modelagem e Costura aquece a demanda para a capacitação profissional

A grande procura motiva a professora e modelista portuguesa, Lurdes Alcaide, a ensinar Às alunas que buscam desenvolver as habilidades desta profissão.

O Curso Profissionalizante em Modelagem Corte e Costura, do Projeto Crescer com Arte, está sendo um sucesso em Cambuquira, Minas Gerais. Em pouco mais de um mês das aulas, iniciadas em 31 de agosto de 2009, o curso já recebeu 55 inscrições.

Essa alta demanda mostra o interesse e as necessidades das moradoras da cidade e responde assertivamente, mais uma vez, ao Crescer com Arte, sobre seus ideais e objetivos de contribuir para a inclusão social e capacitação profissional dos cambuquirenses, e melhoria de sua condição econômica.

Parceria com a Prefeitura de Cambuquira garante espaço para aulas

O ensino básico de Modelagem acontece toda semana, com carga horória de 30 horas, para as primeiras 36 alunas que iniciaram e aprendem a fazer o molde e a cortar o tecido. A professora Lurdes Alcaide, modelista portuguesa, divide o grupo em três turmas.

As aulas acontecem no espaço cedido pela Prefeitura de Cambuquira, parceira do Crescer com Arte e da Escola de Artes Trilogia, parte integrante da Universidade Aberta Keppe & Pacheco. No local também decorrem outros projetos sociais da prefeitura, o Pé de Moleque e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A voluntária Mariana Lotufo, de São Paulo, trabalhou com Lurdes por alguns dias em Cambuquira, para ajudar na organização das aulas e atendimento das alunas.

Em 15 de setembro próximo, inicia-se um grupo com mais dezenove alunas para o Curso Básico de Modelagem, Corte e Costura. Lurdes diz que, para essa outra fase a sala está pronta. As nove máquinas foram doadas.  “Nossa sala está linda com as máquinas. Muitas fábricas não têm as condições que nós já temos, graças a essas doações”, conta entusiasmada.

Ela relembra que, quando o Armando Augusto Amaral, presidente do Rotary Clube de Cambuquira  e outro forte parceiro do Crescer com Arte, viu as máquinas ficou encantado. “Ele logo levou um amigo, para fazer as montagens das máquinas e doou duas extensões e alguns benjamins para suas instalações. Todos aqui ficam contagiados”.

Depoimentos

Zilda da Siva Lemes, 45 anos, é uma das alunas do Curso de Costura no Projeto Crescer com Arte. “Pedi à professora onde estudo à noite para que, no dia da aula de costura, eu me atrasar um pouco na chegada, pois não posso perder esta chance de me valorizar profissionalmente”.Ela trabalha de dia e estuda à noite na Escola Maria Umbelina.

Mais duas mulheres se inscreveram com a mesma intenção. Elas trabalham na zona rural da cidade e dizem que vale o esforço de irem ao centro fazer o curso. São Camila Elizabete Carneiro, de 44 anos, e Maria Tereza Irineu, de 40.

Uma senhora de 79 anos, Terezinha Borges Oliveira, fez questão de reservar sua matrÍcula, mesmo não tendo o horário que poderia fazer aulas e vai aguardar formar uma turma. Lurdes fala que ela é empolgante. “Ela faz muitas coisas. Tipos diferentes de artesanatos, natação e ainda cuida dos netos e dos filhos”.

Professora traz experiências da Europa

Lurdes Alcaide é formada pelo CIVEC, de Portugal, em Modelagem, Corte e Costura Industrial. Também tem curso de Formação Pedagógica para Formadores, pelo Instituto de Emprego, em Lisboa, e mais de 7.500 horas em cursos profissionalizantes na área da  Modelagem, Corte e Costura, com aulas ministradas  no Instituto de Formação Profissional de Alverca, Amadora, Torres Vedras e Setúbal, em Portugal. Tem experiência de 40 anos de confecção por medida, em Lisboa, Paris e São Paulo.

Na opinião de Lurdes, “este curso, e os outros que o irão complementar, têm como meta dar às alunas conhecimentos pràticos para fazerem roupas não só para elas próprias, como também para suas famílias. Só isso já contribuirá para a economia familiar. Pretendemos também prepará-las para o  mercado de trabalho e, até para montarem sua própria empresinha”.

O método de ensino

Ela explica que o curso é embasado em fundamentos trilógicos como, por exemplo, na conscientização do valor do desenvolvimento pessoal e das resistências diante das dificuldades, questões que já foram explicadas às alunas.

Na parte prática, o curso ensina como fazer o corte correto de uma roupa. A modelagem da roupa é ensinada através do desenho do molde como base para o corte do tecido e sua confecção. Ainda se aprender sobre os acabamentos finos manuais e na máquina, como costurar em máquinas domésticas e industriais, entre outros assuntos.

Em breve, também fará parte do curso os temas,”Tipos e Estrutura de Tecidos”, “A Importância da Estética” e ” A  Cultura da Moda”.

Doadores na costura do bem

O Curso de Modelagem, Corte e Costura já recebeu muitas doações de parceiros que desejam contribuir com este Projeto.

Uma máquina para overlock e outra doméstica, muitos retalhos e consertos de três máquinas foram doadas por Celi Fragomeni.

Duas máquinas retas indústrias, incluindo os reparos, e mais sete máquinas industriais foram doações do Edinilson Takara.

Foram recebidas algumas doações financeiras para a compra de matérias primas, esquadros, réguas, lápis, carretilhas, giz, etc.

Papel craft para modelagem, alguns tecidos e almofada para modelo são doações de Marconi Benck.

Lurdes enfatiza que são necessários muitos materiais, pois as alunas não têm recursos para comprá-los, além de outros equipamentos. Os que desejarem contribuir podem se cadastrar no site, através dos telefones (11) 3032-3616, em São Paulo, ou (35) 3251-1422, em Cambuquira, ou ainda solicitar mais esclarecimentos pelo email contato@acaonobem.org.

Related posts

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top