Alunas Curso Corte e Costura desfilam próprias criações

Depoimentos das alunas confirmam o bem desta iniciativa da STOP no apoio à capacitação profissional das cambuquirenses

O encerramento do Curso de Corte e Costura em 2009, promovido pelo Projeto Crescer com Arte, da Associação STOP a Destruição do Mundo, mostrou o benefício da capacitação profissional absorvido pelas suas 35 alunas, em desfile de moda no qual elas foram às próprias modelos.

O evento, coordenado pela professora do curso e modista portuguesa, Lurdes Alcaide, aconteceu no dia 13 de dezembro, no Teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira Minas Gerais. Na platéia, cheia de familiares e amigos, também estava personalidades de Cambuquira. Assessores e o prefeito da cidade, Evanderson Xavier, o Kaká, assistiram todo o desfile. O prefeito fez a entrega do Certificado de Formação Profissional às alunas no final do evento, juntamente com Lurdes, que chamou cada uma das alunas e as identificou pelas principais características no aprendizado.

Além da professora, Gisela Alcaide, filha de Lurdes, e Mariana Lotufo, voluntárias do Projeto, falaram ao público e alunos da importância desta oportunidade que a STOP oferece às cambuquirenses.

Imagens garantem registro histórico do início

Lurdes apresentou aos presentes imagens desde o início do curso, em 31 de agosto. “Através dessas imagens relembro que foi uma alegria ver a chegada das primeiras máquinas, o começo das aulas de costura, a preparação para a confecção de roupas com retalhos e, depois tecidos que as  próprias alunas compraram a duas semanas do desfile”, falou emocionada a modista portuguesa.  Ela concluiu apelando aos cambuquirenses maior participação para que Cambuquira renasça para a beleza e ação no bem.

“A inspiração desta iniciativa e dos objetivos a se atingir são méritos dos mentores do Projeto Crescer com Arte, Cláudia Pacheco e Norberto Keppe”, disse Gisela. “Esta formação oferecida pode ser o caminho para gerar oportunidades de trabalho e chance de todas terem casa, comida e vestuário, conforme a visão de Norberto Keppe, e também das alunas revelarem os dons escondidos”, explica Gisela.

Mariana agradeceu em nome da STOP, ao lembrar-se da importância da participação ativa de muitas voluntárias, com doações recebidas de equipamentos e materiais para as alunas e ajudando no que fosse necessário, inclusive na organização do desfile.

Hora do desfile

Ao ver suas alunas desfilando as roupas que elas próprias costuraram, gratificada Lurdes relatou que o Curso de Corte e Costura atingiu seus objetivos e a surpreendeu pelo empenho das alunas. “O desfile falou por si. Desde as roupas confeccionadas em poucas horas e a alegria no rosto de cada uma delas. Muitas choraram quando disse que o curso estava terminando”. Também sensível com o fim desta turma de 2009, a professora registrou, “Por muitos meses as alunas fizeram parte da minha vida. Eu também aprendi muito com elas”.

Ao receber depoimentos dos familiares, Lurdes contou, “eles foram percebendo a diferença de comportamento das alunas e falaram que elas ficaram mais alegres e entusiasmadas no dia a dia, depois dessa oportunidade do curso”.

Apoio voluntário nas fotos

O registro fotográfico do evento foi feito pelo fotógrafo voluntário, Sylvio Brito. Ele doou os créditos das publicações das fotos que estão na matéria e na Galeria de Fotos. “Sinto muito orgulho por modestamente acompanhar este trabalho. Foram eventos emocionantes e estimulantes para dar continuidade à proposta de solidariedade e fraternidade que revela o bom e grande coração desta equipe da STOP”, opinou Sylvio.

Depoimentos das alunas

Leia, a seguir, alguns depoimentos das alunas sobre a importância deste curso para a vida delas:

Rosa Xavier Santo – Na minha vida foi muito importante porque tudo o que a gente aprende fica para sempre!.

Eliete de Lima Teodoro Carvalho – Foi importante porque tudo o que aprendo fica para o resto da minha vida. E aprender sempre é muito bom, principalmente com a professora nota 10.

Raíssa Bárbara da Silva – Uma forma de aprendizagem e experiência para seguir essa carreira de corte e costura, e aprendermos muito mais. Adorei! Parabéns Dona Lurdes.

Maria Neici Fernandes Alves – Aprender sempre é bom, ainda mais com uma professora excelente, ótima, nota 1.000. Amei, adorei! Quero fazer outros cursos!

Cláudia Cristina Ribeiro Martinho – Além da importância profissional, tem também a psicológica, que ajuda a auto-estima. Sem essa ajuda eu não poderia aprender esse ofício, pois esses cursos custam caro.   E quem sabe abrir novas portas de trabalho. Muitas cooperativas de costura começam assim. Basta ter apoio como este. Agradeço a todos!

Maria José da Silva –  Para mim  vai ajudar na  minha renda familiar. Posso confeccionar roupas para minha família, netos e filhos.

Amarilda Gomes dos Reis Cézar – Esse curso para mim foi tão importante, pois me sentia uma pessoa muito inútil. Com a ajuda desta grande mestre, Dona Lurdes, que é uma pessoa super gentil e humilde, eu levantei o meu astral. Agora me sinto bem. Espero que esse curso nunca termine. Senhor prefeito de Cambuquira, não deixe parar a nossa felicidade!!!. Deus que vos abençoe.

Juliana de Paula Bento – Gostei muito deste curso. Conheci várias pessoas e conquistei muitas amizades. Aprendi a costurar na máquina e alinhavar coisas que eu ainda não sabia.  No curso aprendi a trabalhar em grupo e ter boa convivência com as pessoas. Nele vi que de um simples retalho pode se fazer roupas lindas. A professora foi maravilhosa, cuidadosa e muito paciente com todas. Eu não sabia nada, e hoje com certeza ganhei muita experiência. Eu só tenho que agradecer a oportunidade que me deram.

Maria de Fátima de Souza Paiva – Foi uma oportunidade que esperei por muito tempo. Agora estou realizando um sonho, e este curso vai servir para me ajudar no consumo familiar.

Camila Elizabete Carneiro – Com este curso eu realizei um grande sonho que eu tenho desde criança. De aprender a cortar e costurar, mas só agora surgiu a oportunidade de realizar este sonho. Estou muito feliz e realizada!

Célia Aparecida Soares – Foi importante porque eu não sabia costurar e cortar. Gostaria de aprender mais. Conheci mais pessoas. Agradeço a Dona Lurdes por ter me dado a oportunidade de aprender.

Angela Maria Carneiro Fidelis – Foi especial porque além de aprender a costurar, aprendi mais. Valeu à pena, foi muito bom mesmo.

Nilcely de Souza Santos –  Ele me deu a oportunidade de aprender uma nova profissão, e também me fez crescer como pessoa. Fez-me saber que posso fazer coisas que achava que nunca iria conseguir. Agradeço a vocês pela oportunidade porque talvez, em janeiro, esteja empregada!

Nilcéia Maria Carvalho Marcelino  – Foi muito legal porque eu gostei de aprender a costurar, cortar e tudo mais. Foi divertido também. Obrigada.

Neide da Silva Lemes Rodrigues  – Eu aprendi muitas coisas importantes, principalmente a cortar e medir. Gostaria muito que tivesse mais cursos e ficaria  em primeiro lugar na lista de espera do curso.

Léa Amélia de Souza – Este curso é importante pra mim porque eu quero muito aperfeiçoar na costura e, com isso, arrumar um trabalho numa fábrica e me tornar uma ótima costureira.

Valdilene B. dos Santos – Esse curso me ajudou no meu desenvolvimento e aperfeiçoamento da auto-estima, pois antes do curso não tinha muita confiança em mim.  O bom tratamento e o sorriso da Dona Lurdes foram essenciais. Hoje em dia tenho noções. Se continuar, com certeza, conseguirei alcançar algo, pois com auto-estima e força de vontade todos atingem seu objetivo.

Zilda da Silva Lemes Soares – Aprendi coisas que eu não sabia. Conheci muitas pessoas diferentes e fizemos muitas amizades. Pra mim foi muito importante.

Maria Tereza Irineu – Para mim esse curso foi muito importante, pois eu tive uma oportunidade que eu estava esperando. Aumentou muito a minha auto-estima.

Tags: , , , , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top