Alunos do Curso de Piano fazem primeira apresentação

Transcorridos seis meses do Curso de Piano, oferecido gratuitamente pelo Projeto Crescer com Arte, trinta alunos, entre crianças e jovens, que freqüentam as aulas do professor e pianista americano, Gilbert Gambucci, fizeram sua primeira apresentação ao público, demonstrando destreza e harmonia na formação básica que receberam.

O concerto musical aconteceu na noite do dia 14 de dezembro, no Teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira, Minas Gerais. O público lotou o local, formado por familiares, amigos e cambuquirenses apreciadores de música. A cada audição, a platéia aplaudia entusiasmada, motivando os jovens pianistas a seguirem com o aperfeiçoamento desta arte.

Os alunos fizeram apresentações ao piano em duplas e individuais, acompanhados da orientação do professor.

Segundo Gilbert “ todos os alunos tocaram muito bem. Acho que foi a primeira vez que Cambuquira ouviu suas próprias crianças tocando piano para eles mesmos. Penso que sentiram o valor do que viram”, observou.

Evolução do ensino pelo Método Keppeano

Gilbert explica que a rápida aprendizagem dos alunos deve-se ao empenho de cada um e ao Método Keppeano de Ensino, do cientista social Norberto Keppe, no qual é baseado o curso.  Ele consiste em aplicar a didática do conteúdo geral para o particular e não vice-versa, como é feita na forma tradicional, colocando o aluno em contato com os conhecimentos universais que existem dentro da própria estrutura psíquica de cada pessoa.

No Método Keppeano, as aulas de piano já começam no contato direto com a música, para, a partir daí, aprender os particulares. Então, desde o início, a ênfase está em tocar música no piano, tocando-as de ouvido, primeiramente, para depois seguir uma partitura apoiada nas explicações da apostila.

Encerramento

No final da apresentação, a voluntária Mariana Lotufo serviu sorvete para os alunos, completando a alegria da criançada.

Foi uma noite memorável, de felicidade compartilhada por todos, ao sentirem a conquista e esforço dos dedicados pianistas mirins”, concluiu Gilbert.

Tags: , , , , , , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top