Projeto Ação no Bem inicia trabalhos para sua auto-sustentabilidade em 2012

Equipe formada por estilistas, artistas plásticos e costureiras está confeccionando várias peças para gerar a própria renda ao Projeto Ação no Bem e ganhos pelo trabalho.  Esta iniciativa originou-se da experiência na promoção de vários cursos gratuitos e de capacitação profissional, com recursos e materiais doados, em benefício dos cambuquirenses que aderiram aos projetos promovidos pela Associação Keppe e Pacheco nos últimos três anos, em Cambuquira, Minas Gerais.

Esses trabalhos deram impulso para se colocar em prática a atual fase que a Associação está implementando de um de seus objetivos iniciais; contribuir para que, tanto os projetos e a comunidade cambuquirenses beneficiados com essas ações obtivessem desenvolvimento e auto-sustentabilidade, com o ideal de que não venham a depender de doações e benemerências para realizar seus trabalhos.

Meta de auto-sustentabilidade

Os novos rumos estão tomando forma nas mãos do grupo de colaboradores da Associação e voluntários que conduzem o Projeto Ação no Bem, coordenados pelas estilistas, a portuguesa Lurdes Alcaide e a finlandesa Paivi Tiura, que cuidam da produção da Oficina das Costureiras, ainda auxiliadas pela sueca Kerstin Bergqvist , quando está no Brasil.

Um detalhe que vale destacar é que Paivi além de ser estilista formada, tem larga experiência como estilista de moda, já que foi a  responsável por muitos anos pelos figurinos do Teatro da Opera de Tampere na Finlândia e recebeu vários prêmios pelas suas criações.

Para Lurdes este Projeto é seu foco e a faz ter a certeza de que o bem pode gerar coisas boas na vida dela e na de outras pessoas. “Acredito que os trabalhos da Associação Keppe e Pacheco contribuem para que os cambuquirenses obtenham o que precisam, de mais dignidade e melhoria no nível de vida deles, até para ajudar outros da cidade que estão necessitados”.

As cambuquirenses Alessandra de Souza,  Helenice de Cássia Custódio e  Amanda Valéria Casimiro são as costureiras que acreditam nas propostas da Associação e desse Projeto e estão confeccionando aventais, sacolas EcoBags, bandanas, panos de prato, pegador de utensílios, entre outras, para serem vendidas e o ganho revertido para produzir novas peças.

As peças piloto são produzidas com desenhos diversos criados pelos artistas plásticos renomados e internacionais, como o Eduardo Catinari, a portuguesa Gisela Alcaide, e os finlandêses Markku Lyyra e Paivi Tiura, que doam suas criações ao Ação no Bem. Com esses desenhos, Lurdes e Paivi produzem essas peças piloto e as levam para as costureiras na Oficina de Costura da Casa Encantada, em Cambuquira, que tem todo maquinário doado por simpatizantes dos ideais da Associação Keppe e Pacheco, para que elas iniciem as produções dos modelos que serão vendidos.

Alessandra, Helenice e Amanda trabalham neste Projeto ganhando pela produtividade, também para ajudar no aumento da renda doméstica. Dedicam apenas algumas horas, até três vezes por semana, depois dos seus expedientes de trabalho diário em outra empresa.

“Quando dizemos às costureiras que vamos a Cambuquira levar mais trabalho elas ficam muito felizes. Se a Paivi ou eu pedimos para corrigirem alguma peça, elas desmancham na hora sem questionar, e trabalham de boa vontade. Passamos para elas que o aperfeiçoamento de cada uma trará ainda mais qualidade ao trabalho. Elas aceitaram e acreditam nisso”, relata Lurdes satisfeita.

Alexandra foi aluna de Lurdes no Curso de Corte e Costura gratuito do Projeto Crescer com Arte, também realizado pela Keppe e Pacheco. O benefício de sua capacitação profissional é que agora permite a ela fazer as costuras do Ação no Bem.

Lurdes observa que os trabalhos das voluntárias Mariana Lotufo e Suely Del Corso são muito importantes para o andamento do Projeto.  “Quando definimos uma peça piloto, cujo design geralmente é feito pela Paivi, são elas que pesquisam os tecidos, cores, preços nas lojas para podermos fazer boas compras e oferecermos bons preços das peças”, explica.

Além disso, Mariana é a que colabora na organização da parte administrativa, divulgação e nas vendas dos modelos. Ela inclusive fechou em agosto um pedido muito bom de aventais e bandanas para um restaurante que será inaugurado em breve. “É muito gratificante participar de um projeto social em que as pessoas estão motivadas e que temos um ótimo resultado”, justifica Mariana.

Lurdes lembra ainda que a voluntária Celi Fragomeni também contribui nas vendas e, inclusive, conseguiu doações de pernas de calças de jeans de uma fábrica que serão transformadas em sacolas Ecobags.

Verdadeira Cidadania: integração pelo Bem, Verdade e Beleza

O que motiva esse gesto de cidadania e a integração entre os colaboradores da Associação, voluntários, amigos e parceiros comerciais é acreditar nos ideais de que numa sociedade mais justa, humana, onde cada um fazendo a sua parte trará um resultado bom. Isso será revertido para que todos tenham melhores condições econômicas, profissionais, refletindo na melhoria psicossocial do indivíduo.

São fundamentos da verdade, do bem e da beleza defendidos pela ciência da Trilogia Analítica, baseados nas obras dos cientistas sociais e psicanalistas, Norberto Keppe e Cláudia Pacheco, pelos quais a Associação e todos que participam delineiam suas metas e trabalhos.

Pedido de compras x Voluntariado

Você pode pedir uma visita para conhecer os modelos confeccionados e/ou fazer seu pedido de compras. Os que desejarem se integrar ao Ação no Bem, seja como comprador, voluntário ou doador, pode fazer sua solicitação pelo email: mariana@acaonobem.org, solicitando mais informações que desejar.

Tags: ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top