As Águas

A MELHOR ÁGUA DO BRASIL

O que faz de um lugar, especial? Água? Clima? Natureza? Tranquilidade?… Bem, existe um lugar em Minas onde a dúvida suscitada por esta pergunta não faz o menor sentido. Uma cidade que reúne tudo isso. Diante de tal constatação só podemos afirmar: “os cambuquirenses são mesmo uns privilegiados”.

Cambuquira é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude. Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. Ao todo são sete fontes, seis delas localizadas no complexo do Parque das Águas, principal atração turística da cidade. As qualidades terapêuticas das águas, associadas ao clima agradável da região, fazem de Cambuquira uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca.

Um passeio por suas ruas arborizadas reflete isso. A tradução exata do termo “qualidade de vida” faz parte do dia-a-dia de seus moradores e visitantes. Acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies espalham-se pelas vias e praças da cidade. Formam um mosaico natural de cores, completado pela Reserva Biológica de Santa Clara e pela Mata do Parque. Em Cambuquira o turista encontra a equação perfeita para o bem-estar do corpo e da mente.
Ruas arborizadas – uma constante em Cambuquira.

As praças da cidade são um mosaico de cores

Como se não bastasse todas estas características, a cidade é berço da melhor água do Brasil, segundo avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame (Editora Abril) em 1997. A “Água Cambuquira” ficou em segundo lugar na classificação geral, um pouco atrás da marca Ty Nant, do País de Gales, . Participaram da bateria de degustação todas as marcas (nacionais e importadas) que circulam no mercado brasileiro. Como a Ty Nant é européia, podemos considerar, segundo a pesquisa da Vip Exame, que Cambuquira tem a melhor água não só do Brasil, mas de toda a América.

Clique na imagem abaixo para ler o artigo:
(Ao abrir a imagem, clique sobre ela para ver no tamanho real.)

 

artigos-aguas

 

Parque das Águas

Principal atrativo turístico da cidade, formado por cinco fontes de águas minerais de qualidade, com gás natural e com indicações terapêuticas. No entorno do Parque das Águas encontra-se a Mata (remanescente de Mata Atlântica) com vegetação nativa. Na área particularmente aprazível, além das fontes, existem jardins sombreados, lago, pequenas lojas de artesanato, instalações sanitárias, pequeno parque infantil e balneário. O Parque é um atrativo turístico urbano que se encontra em área privilegiada, próximo do terminal rodoviário e da rede hoteleira.

As Água Minerais de Cambuquira apresentam diversas indicações para o tratamento de saúde:

1- Fonte Gasosa (Regina Werneck)
Indicada para o tratamento de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais bilares, angiocolite, colocistite, desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczemas, estimulantes da secreção e motricidade gástrica, nos casos atômicos e hipotônicos.
2- Fonte Férrea (Dr. Fernandes Pinheiro)
Tônica por excelência, anemia, caquexias, linfatismo, astenia, convalescença de moléstias agudas.
3- Fonte Magnesiana (Comendador Augusto Ferreira)
Estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonefrite.
4- Fonte Sulfurosa (Dr. Sousa Lima)
Cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.
5- Fonte do Marimbeiro
Distúrbios do aparelho digestivo, colites rebeldes, litíase e disfunções hepáticas.

Cascata do Congonhal
Cachoeira localizada a 8 km do centro da cidade. Seguir em direção do distrito de Congonhal.

Parque das Águas e Fachadas antigas lembram os tempos de glória

Engana-se quem pensa que Cambuquira é somente descanso. O município tem na Serra do Piripau um dos melhores pontos para a prática de vôo livre. Vários campeonatos, inclusive o Brasileiro de Paraglider, têm como cenário um local que não é berço só das águas, mas também de muita adrenalina.

Top