História
A origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart. A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas e, em 1861, a Câmara Municipal de Campanha efetuou a desapropriação das terras, considerando-as de utilidade pública. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.
Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito de Campanha. Em 1894 foi inaugurada a Estrada de Ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto nº 2528) município no dia 12 de maio de 1911, tendo como primeiro prefeito Dr. Raul de Noronha Sá. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de Estância Hidromineral em 1970.
Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada – na primavera, as flores de centenas de árvores de Magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte. Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação.
Possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários. As principais atrações da cidade são: o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1.300 m de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta.
Origem do Nome
Cambuquira quer dizer “grelo de aboboreira; guisado desses grelos que se serve como acompanhamento de carne assada”.
Do Tupi-guarani Caà-ambyquira: Mato brotado ou broto de aboboreira, iguaria muito cultivada e apreciada pelos primeiros moradores.
Antigos nomes:
– São Sebastião de Cambuquira
– Águas Virtuosas de Cambuquira