Comércio de Cambuquira contribui Festa do Divino 2010
A programação 2010 da Festa do Divino de Cambuquira terá dois dias de comemorações, planejados pela Associação STOP à Destruição do Mundo e o Grande Hotel Trilogia (GHT) organizadores do evento.
No sábado, 17 de julho, acontece em frente á Prefeitura, a programação folclórica com shows de danças portuguesas, às 16 horas, e de Tarcísio da Viola e André Torres, às 20 horas no GHT. Uma quermesse também vai animar e movimentar o local, com barracas de comidas típicas, brincadeiras e prendas até as 22 horas.
No domingo, 18, é a vez da programação religiosa, a partir das 8 horas, com a concentração dos Festeiros do Divino no GHT para seguirem em cortejo até a Igreja de São Sebastião, onde será celebrada missa, às 9 horas, com a benção dos pães.
Depois acontecerá a procissão com os Festeiros do Divino, Cavaleiros Templários, Charretes, a comunidade e visitantes, partindo da igreja até o GHT para a coroação da criança que representará o Divino em 2010 e a Cerimônia das Pombas Brancas. A celebração encerra o dia com a distribuição do Bodo, refeição gratuita entregues aos carentes da cidade.
Parceiros comerciais e moradores voluntários dão força ao Divino
Parceiros comerciais da cidade como, por exemplo, Loja do Pinguinho, Grupo Lian Gong, APAE, Associação Comercial, Padaria Predileta, Supermercados Pierrot, Farmácia Nossa Senhora Aparecida e as Associações de Moradores estão contribuindo muito para a realização destas festividades.
Os trabalhos voluntários dos moradores também fazem parte deste time. Cláudia Batista, professora das escolas Maria Humbelina e Glóvis Salgado, motiva os jovens na execução dos painéis de flores, o senhor Armando, do carro de som, ajuda na divulgação da festa, Juninho Coelho está cedendo seu estande para exposição da moto doada ao Projeto e Maria José Andrade, que está confeccionando as roupas para a dança das crianças.
Esta festa movimenta a cidade desde escolas, prefeitura, associação de bairros, segundo Lurdes Alcaide, uma das coordenadoras da Festa do Divino pelo GHT. Ela comenta que na cidade não tem outro comentário. “Todo o mundo fala da festa! Está uma alegria. Tem muita coisa linda acontecendo com a participação das pessoas da cidade. “Até criancinhas de 5 e 6 anos ficam ansiosas para abrirem flores que estão sendo preparadas para a decoração”. Ela diz que é até difícil descrever. “Só vivendo realmente esta beleza. “A festa mostrará isso, com certeza”, Lurdes tenta explicar.
Esse sentimento pode ser conferido pelo entusiasmo de toda a equipe do Posto de Saúde a Família da Lavra (PSF), que está incansável em confeccionar enfeites necessários.
Lurdes e Mara Lúcia Szankowski, outra coordenadora pelo GHT, estão incansáveis indo de porta em porta fazendo a divulgação do evento e envolvendo a comunidade local nos preparativos. Elas também se mobilizaram para encontrar todos os cavaleiros da cidade tirando as medidas e fazendo as provas das capas dos cavalos e das túnicas para as pessoas que vão seguir a procissão representando os Templários.
Agenda
6ª Festa do Divino Espírito Santo, de Cambuquira – MG
De 16 a 18 de julho de 2010.