Começa a reforma da Casa Encantada, futura sede Projeto Crescer com Arte

Espaço oferecerá oficinas artísticas e profissionalizantes para crianças, jovens e mulheres cambuquirenses.

O início da reforma da Casa Encantada traz para mais perto a meta de dar-se endereço próprio ao Projeto Crescer com Arte, em Cambuquira, Minas Gerais.

A execução da obra começou em 23 de julho, acompanhada de projeto arquitetônico que buscou soluções para manter, ao máximo, a originalidade da casa, que foi construída em 1950, no estilo Mineiro Colonial, informa Luiza Burkinski, a arquiteta responsável. A casa fica em frente à praça principal da Igreja de São Sebastião, em Cambuquira.

O projeto de reforma foi idealizado “sem quebrações e sem demolições. Na parte elétrica, por exemplo, serão utilizados materiais externos e esteticamente agradáveis, pois temos uma filosofia de que a beleza tem que ser mantida e não adaptada aos tempos modernos”, esclarece Luiza.

Ela informa ainda que “as obras já foram iniciadas com uma pequena alteração nos banheiros e na escada de acesso ao jardim. Essas serão as únicas alterações de alvenaria”.

Equipe de voluntários e doações recebidas ajudam na reforma

Uma equipe de profissionais voluntários está neste trabalho junto com Luiza, liderada pela presidente do Crescer com Arte, Cláudia Pacheco, na coordenação geral. São as arquitetas, Carolina Gonçalves Bexiga e Vera Gonçalves, o engenheiro civil, Alberto Rozenblum, e Janio Almeida Ramos, como mestre de obra, compõem a equipe técnica.  Nancy de Andrade Pinto, artista plástica que auxiliará no design de interiores, Celi Fragomeni e Mara Lucia Szankowski, no apoio logístico, completam o grupo.

Luiza conta entusiasmada que receberam uma doação, no dia 31 de julho, que ajudará muito as obras da Casa Encantada. “Foram doados um dos itens mais caros da reforma, que são as fitas elétricas que permitirão refazer toda a parte elétrica sem quebrações”. Ela conseguiu a doação do fabricante Eletrofitas, através do empresário John F. Davies.

Também colaboraram com a reforma as empresas: UNIK SA, Rotative Estacionamentos Ltda, Siquini Editorial e eventos Ltda, Kenwood Eletronics Brasil Ltda, SKR Engenharia Ltda, A3 Materiais Elétricos Ltda, Leonelli Sant´Angelo Pinturas Ltda e Letra e Letra Comunicação Visual e Sinalização.

Espaço para as artes

Depois das obras finalizadas, na Casa Encantada funcionará um Centro de Artesanato e Artes Plásticas, Costura e Modelagem; o Instituto Puccini e suas classes de piano, violino, canto e coral, masterclass, cursos livres de música, e oficina de Liuteria, para fabricar instrumentos de corda. O ensino artístico e profissionalizante viabilizará a inclusão social das crianças e jovens cambuquirenses, agregando a eles cultura e conhecimento.

A Casa Encantada também disporá de um espaço onde as mães dessas crianças e as mulheres da cidade terão oportunidades de profissionalização em cursos específicos para adultos.

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top