Crianças carentes recebem tratamento dentário gratuito pelo Crescer com Arte

As atividades educativas realizadas pelo Projeto Crescer com Arte com as crianças de Cambuquira, Minas Gerais, desde junho de 2009 foi o tempo de observação suficiente para motivar os voluntários envolvidos a ampliarem as ações de solidariedade em 2010.

Durante aquele período percebe-se que infelizmente essas crianças nem sempre cuidam dos dentes de forma correta por falta de orientação, de prevenção e dificuldades para comprar material de higiene bucal. E que, às vezes, pela dificuldade financeira a família não pode procurar ajuda especializada para os filhos.

Conscientes dessas dificuldades e necessidades, dentistas voluntários, parceiros comerciais, amigos da STOP e doadores de materiais e equipamentos específicos criaram o Crescer com Arte Odontologia que, desde julho de 2009, oferece tratamento dentário gratuito às crianças de baixa renda familiar, sob a coordenação das cirurgiãs-dentistas Márcia Sgrinhelli e Heloísa Coelho. Elas constataram que a incidência de cárie dentária nas crianças de Cambuquira é altíssima.

Tratamento Trilógico

Várias crianças já foram beneficiadas com tratamentos intensivos gratuitos feitos por Márcia e Heloisa Coelho. Outros dentistas irão juntar-se a elas nesse projeto. O critério de atendimento é baixa renda familiar e idade.

“Fazemos selantes nos dentes permanentes e restaurações nos cariados. Ganhar um tratamento odontológico significa uma economia importante ao bolso da família e saúde para as crianças”, observa Márcia. A dentista explica que, por enquanto, o tratamento é dado aos pequenos de até 10 anos, incluindo toda  orientação para os cuidados dos dentes. Cada criança ganha escova de dente e o fio dental  e a explicação prática da escovação correta.

Márcia diz que para introduzir o tratamento trilógico as dentistas ilustram com o livrinho, O Dentinho Porcalhão, a fim de motivá-las a fazerem a higiene oral certa. Abordamos com elas a questão da Inveja, explicando que deixar os dentes estragarem é atacar um bem que eles têm. “Numa conversa afetuosa, falamos sobre como a raiva causa cáries e mau hálito. Fazemos uma correlação entre as doenças bucais e as emoções negativas como o medo, a raiva e a inveja”, esclarece a dentista sobre o método aplicado no tratamento.

Parceiros unidos com a STOP para instalar o consultório

O consultório do Crescer com Arte Odontologia foi instalado em espaço cedido gratuitamente no Grande Hotel Trilogia (GHT), um dos parceiros.

A Odonto Trilógica, as Escolas de Línguas Millennium patrocinam esse projeto, bem como  as empresas Dabi Atlante, a FGM, a Dental Focus, o Laboratório de Prótese Dentária Sandro que fizeram algumas doações de materiais e equipamentos necessários, somadas às  doações individuais recebidas, tornando este Projeto realidade pela Ação no Bem.

O Crescer com Arte Odontologia faz parte da Associação STOP a Destruição do Mundo que desenvolve uma série de programas com a finalidade de proporcionar aos voluntários meios práticos de realizar o Bem ao próximo, desenvolvendo uma socioterapia para a recuperação do mundo, do meio ambiente, da sociedade e do ser humano. A Saúde Integral é um dos programas de atuação da STOP, como a assistência psicoterapêutica, médica e odontológica às comunidades carentes.

Triagem para tratamento e Adesão ao Voluntariado

Os profissionais voluntários envolvidos nas atividades com as crianças do Crescer com Arte são os que fazem a triagem dos selecionados e os indicam para o tratamento dentário.

Se você se identificou com essa missão venha participar com a STOP deste trabalho.  Faça seu cadastro de adesão como voluntário e entre nesta Ação no Bem!

Se desejar mais informações, entre em contatos pelos telefones: (11) 3032-3616, em São Paulo, ou (35) 3251-1422, em Cambuquira, ou solicite mais esclarecimentos pelo email contato@acaonobem.org

Tags:

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top