Mercatrino, mercado social, faz um ano e soma trocas de 15.201 Trinos em benefício dos cambuquirenses

Mais de 10 mil Trinos foram usados para trocas de alimentos. A diferença para o número total refere-se às trocas de outros produtos de primeira necessidade.

Com a realização do 13º Mercatrino no domingo, 7 de agosto de 2011, na Casa Encantada, a Associação Keppe e Pacheco completa um ano promovendo esta ação no bem, totalizando trocas de 15.201 Trinos por gêneros de primeira necessidade, vestuário, material escolar e outros itens. As atividades deste mercado social acontecem em Cambuquira, Minas Gerais, para ajudar os moradores menos favorecidos a terem melhores condições econômicas, profissionais e psicossociais. A presidente da Associação e idealizadora deste projeto, Cláudia Pacheco, registra suas impressões por esta data e marca de sucesso atingidas: “Esses resultados suplantaram minhas expectativas!. Sinto-me aliviada em poder ter dado início a mais este trabalho de Ação no Bem para a comunidade de Cambuquira. Quisera eu servisse de exemplo e incentivo para mais municípios!”, disse Cláudia satisfeita.

Esses trabalhos são fundamentados num ideal de uma sociedade mais justa, verdadeira e humana defendidos pela ciência da Trilogia Analítica, baseados nas obras dos cientistas sociais e psicanalistas, Norberto Keppe e Cláudia Pacheco.

Os cambuquirenses que aderiram, participam dos projetos Crescer com Arte, Cambuquira, Tijolos Ecológicos, também promovidos pela Keppe e Pacheco, e contribuem com vários trabalhos sociais revertidos em benefício da própria cidade. Por tais trabalhos recebem o Trino*, em substituição ao dinheiro, pelo cultivo da horta comunitária e produção de tijolos ecológicos em terrenos cedidos pelo Grande Hotel Trilogia (GHT) ao projeto, e de azulejos decorativos, artesanatos, pinturas e confecção de figurinos para teatro e festas folclóricas feitos nas oficinas na Casa Encantada, além de mutirão de limpeza da praça em frente ao GHT. A cada último domingo do mês, quando acontece o Mercatrino realizado na parte da manhã por colaboradores e voluntários, eles fazem a troca desses Trinos por alimentos e mercadorias diversas.

Visite o site da Tijolos Ecológicos Trindade : www.tijolosecologicostrindade.com.br

O primeiro Mercatrino aconteceu em 1º de agosto de 2010 e arrecadou 547 Trinos dos alimentos e produtos trocados. O reconhecimento de sua importância é conferido pelos números obtidos depois de um ano de atividades.

12º Mercatrino bate recorde e faz 1ªs trocas de tijolos ecológicos e de azulejos

Um dos coordenadores do Mercatrino, o administrador de empresas e tradutor Eduardo Castelã Nascimento, destaca que o 12º Mercatrino, de 11 de julho, ultrapassou todas as marcas anteriores, e também não superadas pelo realizado em agosto.

“Tivemos um recorde de trocas em julho, conta o coordenador. Foram 1.903 Trinos, sendo 1.382 em alimentos, conforme pode conferir na tabela abaixo; também foi o recorde de trocas em quilos de alimentos: 579 quilos”. Eduardo registra que os 49 compradores foi outra superação em julho.

Ele destaca ainda que naquela edição os participantes dos projetos trocaram por Trinos os primeiros tijolos ecológicos produzidos por alguns deles mesmos na Fábrica de Tijolos e os primeiros azulejos decorativos fornecidos pelo grupo do Crescer com Arte liderado pela artista plástica, Gisela Alcaide. “Foram trocados 91 tijolos a cinquentaTrinos, ressalta satisfeito”. “Parabéns a todos que contribuíram para tornar este evento mais uma vez realidade”.

Outra novidade observada por ele é que mais um fornecedor em Cambuquira começou a aceitar Trinos para trocas no Mercatrino. “Já temos frutas e sabão de cinza de fornecedores que recebem em Trinos”.
Os outros coordenadores do Mercatrino são o tecnólogo Edinilson Takara e Marconi Benck, uns dos principais doadores de alimentos no abastecimento do Mercatrino, além de serem inclusive voluntários junto com Eduardo, na organização e realização mensal do evento em Cambuquira com um grupo voluntário, vindo de São Paulo, formado por Mara Szankowski, Mariane Fernandes, Lurdes Alcaide, Ângela Stein, Mônica Silveira, Gislaine Lyyra, Helena Goulart, Suely Delcorso Lopes, como as pessoas diretamente envolvidas na execução das tarefas, além de Mariana Lotufo e Celi Fragomeni que colaboram na arrecadação.

Edinilson observa que em cada Mercatrino realizado a fila começa a se formar às sete horas. “Quando abre os gêneros alimentícios são os produtos mais procurados e trocados rapidamente (leite em pó, arroz e feijão, macarrão e açúcar). Em uma hora e meia esses itens costumam esgotar. Doações são bem-vindas para suprir essas necessidades”.

Tags: , , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top