Associação STOP realiza superprodução do Balé Quebra-Nozes

Com mais de 60 atores participantes, entre dançarinos profissionais, crianças e adultos cambuquirenses, alunos dos cursos de balé mantidos pela Associação Keppe e Pacheco na cidade, foi realizada com enorme sucesso uma superprodução do balé Quebra-Nozes em Cambuquira.

Apresentado pela primeira vez alguns dias atrás, o espetáculo, aplaudidíssimo, volta a ser reencenado hoje no teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia, às 20 horas. O cenário, lindíssimo, foi feito por cenaristas voluntários da TV Globo; as roupas foram concebidas por Paivi Tiura, figurinista de cinema da Finlândia; e confeccionadas por dezenas de voluntários de São Paulo, Rio e Minas, coordenados pela estilista portuguesa Maria de Lourdes Alcaide, que dá aulas gratuitas de corte e costura em Cambuquira, para dezenas de alunos da cidade.

O balé Quebra-Nozes, resultado do trabalho de mais de cem voluntários, é mais uma iniciativa da Associação Keppe e Pacheco visando ajudar Cambuquira e o Circuito das Águas do Sul de Minas a recuperar o antigo esplendor, dentro de seu projeto STOP a Destruição do Mundo.

Quebra-Nozes, a história fantástica do escritor alemão Hoffman, transformada em balé pelo compositor russo Tchaikovsky, é tradicionalmente apresentada na Europa e Estados Unidos nas festas natalinas. Segundo entendidos nesse tipo de arte, o espetáculo de Cambuquira nada ficou a dever às apresentações feitas no exterior.

O maestro André Torres, sozinho, tocou ao piano todas as dificílimas músicas de Tchaikovsky, durante 2 horas seguidas, mostrando todo seu talento como pianista.

O Quebra-Nozes conta a história de uma menina que ganha brinquedos no Natal, entre eles um soldadinho quebra-nozes pelo qual se apaixona. Ela tem uma irmã muito invejosa que quebra todos os seus brinquedos, por isso não se afasta deles nem um segundo, até que, extenuada, adormece. Então tem um lindo sonho, que é o enredo do balé. Sonha que todos os seus brinquedos ganham vida, e o soldadinho a defende de um ataque dos ratos e seu rei aos brinquedos. Há uma luta entre o exército dos roedores e o batalhão dos soldados do bem comandados pelo Quebra-Nozes, na qual o rei dos ratos é morto. Depois, cai do céu a dança dos flocos de neve, parte lindíssima do espetáculo. Finalmente, a menina recebe a visita de chineses, russos, árabes, que lhe dão presentes. Seguem-se espetáculos de dança russa, árabe e chinesa. Tudo termina com ela de novo, em sua caminha, despertando deste sonho que todos sonhamos juntos, num espetáculo artístico cheio de magia e inesquecível.

Mais de 300 pessoas (de Cambuquira e região), além de turistas de várias partes do mundo (Suécia, Noruega, Canadá, Itália, Portugal) assistiram ao primeiro espetáculo, aplaudido em pé ao final.

Tags: , , , , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top