Espaço Cultural: exposição de pinturas no 7º Festival de Arte de Cambuquira

Acervo pode ser visto até 30 de julho de 2010, com obras inclusive de pintores da cidade

A primeira exposição de pinturas que reúne artistas nacionais e internacionais inaugurou no dia 16 de julho, o Espaço Cultural da Casa Encantada durante o 7º Festival de Arte de Cambuquira, Minas Gerais. A Casa Encantada é a sede do Projeto Crescer com Arte da Associação STOP à Destruição do Mundo, onde são realizados cursos de capacitação profissional, aulas de artesanato, dança e piano para crianças, jovens e adultos em exclusão social da cidade.

As curadoras da mostra são Luiza Burkinski, arquiteta, vitralista e gerente da Galeria Vitrimilli em São Paulo, e Nancy de Andrade Pinto, artista plástica, que também participa da exposição com obras assinadas como Flethea. Além de Nancy, outros pintores renomados expõem suas obras, como Päivi Tiura e Markku Lyra, ambos da Finlândia, Lurdinha Moraes, Roberto Reis, Paula Grau, Levi Ciobotariu, Alfredo Bessa, Laura Zanni, de São Paulo, Maria Alice Vargas, de Belo Horizonte, Elizabete Freitas, de Campinas, e Magali Oliveira e William Gorgulho, de Cambuquira.

Luiza explica que a exposição foi inspirada no tema do livro A História Secreta do Brasil, de Cláudia Pacheco, presidente da STOP, assunto também relacionado às festividades da Festa do Divino, no mesmo local, ocorridas de 16 a 18 de julho.

“A primeira sala do espaço foi dedicada a Nossa Senhora e aos anjos, com algumas doações de pinturas da Nancy, a Fletea”, continua Luiza. “A segunda sala é dirigida ao Colorido e a natureza tropical do Brasil, com obras dos irmãos Paula Grau e Levi Ciobotariu. Na terceira e última, encontram-se as aquarelas de pássaros brasileiros e casarios de Cambuquira”.

Nancy disse que ficou satisfeita com a colaboração dos artistas da terra e dos que já expõem na Galeria Vitrimilli e trouxeram suas obras. “A arte promove essa integração, por isso tem um valor essencial”. Ela conclui dizendo que se sente feliz em fazer esse trabalho de curadora voluntária, pois as artes levam ao contato com os universais. “A partir desse espaço, a comunidade local e as crianças do Crescer com Arte passam a ter mais oportunidade de expressar a beleza através das artes”.

Agradecendo, Nancy ressalta que a ajuda e o trabalho voluntário do auditor Marconi Cavalcanti Benck na montagem da exposição foi fundamental.

Opinião de visitante e resgate da história da casa

Ao visitar a exposição, Olga Calil da Fonseca, aposentada, 71 anos em Cambuquira, uma das pessoas que ajudou a fundar a APAE da cidade, disse que acha formidável essa iniciativa.

“Estamos precisando de educação e cultura. Por isso é ótimo ganharmos mais este espaço cultural. Tudo que é bom só pode ajudar, pois, um povo que tem educação, tem cultura!”. Ela explica que costuma ir a São Paulo ou Rio para ver exposições, shows, cinema e teatro.

Conforme ia circulando pela casa Olga teve lembranças de uma história que viveu ali, quando ainda morava o primeiro dono, Oswaldo Panain, soletrando cada letra do nome dele com se tivesse recompondo uma imagem. Lembra que brincava no quintal da casa junto com as “meninas”, três filhas daquele morador. Olga conta que Oswaldo era Condutor de Malas, um tipo de carteiro. “Ele ia à estação de trem, pegava as correspondências, colocava o saco cheio nas costas ou no carrinho”, relata com se tivesse vendo a cena. Ela termina dizendo que ele ficou na casa até a década de 60 e depois se mudou para Juiz de Fora.

7º Festival de Arte, eventos gratuitos de 12 a 18 de julho

A diversidade da programação do 7º Festival de Arte de Cambuquira entusiasmou a população local que lotou o Teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia (GHT) em todos os dias que aconteceram os eventos gratuitos oferecidos pela STOP, demonstrando interesse em absorver toda a cultura e entretenimento de cada apresentação.

Durante essa semana o público assistiu:

– Recital de Piano com músicas clássicas e populares, com o pianista americano, Gilbert Gambucci;

– Recital de Poesia À Luz da Trilogia, vídeos de música e poemas numa visão artística integral, apresentada pelo poeta e escritor, José Ortiz Neto;

– Concerto de Piano: Chopin e Schumann com o pianista e professor, André Torres;

– Apresentações artísticas das crianças, alunas de piano e dança do Projeto Crescer com Arte, em concerto de piano e ballet, e sessão cinema de arte;

– Apresentação do Grupo Folclórico de Dança Portuguesa Pedro Homem de Mello, vindos de São Paulo;

– Shows musicais com Tarcisio da Viola e André Torres, finalizando com a Festa do Divino.

Serviço

Casa Encantada

Exposição de Pinturas até 30 de julho de 2010 – Entrada franca
Rua Nossa Senhora Aparecida, 59. (em frente à Igreja São Sebastião) – Cambuquira – MG
Informações no Grande Hotel Trilogia: www.grandehoteltrilogia.org.br

Tags: , , , , , , , , , , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top