Encontro voluntários Crescer com Arte – Preparativos para Festa do Divino

Festeiro de Mogi, Francisco Mariano Molina, participa do encontro e traz sua experiência

A animação em preparar a Festa do Divino Espírito Santo, que será realizada em Cambuquira, Minas Gerais, em 18 de julho próximo, contagiou os voluntários de São Paulo, que integram o Projeto Crescer com Arte e da equipe coordenadora, no encontro realizado na Casa Doutor Arnaldo, domingo, dia 29 de maio.

A Festa do Divino de Cambuquira é promovida pela STOP à Destruição do Mundo em parcerias com o Grande Hotel Trilogia, Projeto Crescer com Arte, Igreja São Sebastião e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cambuquira e comerciantes da cidade.

Entre papéis coloridos, os voluntários se mobilizaram em criatividade para idealizar moldes, recortar e montar flores, folhas e cordões que serão usados para a decoração dos tabuleiros e das ruas no evento. Em seguida participaram de reunião onde se discutiu com a equipe de São Paulo os preparativos da festa. Todos tomaram conhecimento do que já está em andamento e foi produzido pelos moradores de Cambuquira que também aderiram a ajudar na festa. No final levaram kits com moldes e papéis para fazerem flores em casa.

Lurdes Alcaide, uma das coordenadoras, disse que a idéia é que se dupliquem as flores e adereços para que, neste ano todo o caminho por onde passar a procissão com o Divino, os tabuleiros, o cortejo dos festeiros e cavaleiros esteja mais bonito do que o ano anterior.

Sob o som da música, Os Devotos do Divino, de Ivan Lins, o vídeo da edição 2009 da Festa em Cambuquira foi apresentado para que todos percebessem o valor e os resultados dessa celebração, principalmente, aos novos voluntários que não conheciam.

Apoio de Festeiro de Mogi

Com o propósito de melhorar cada vez mais os preparativos da festa, a convite dos organizadores do encontro, o engenheiro Francisco Mariano Molina, acompanhado de sua esposa, a professora Márcia Molina, esteve na reunião para trazer sua experiência de Festeiro.  Além da base histórica que motiva a festa, ele explicou com riqueza de detalhes, qual deve ser o espírito de um Festeiro do Divino e toda logística necessária como é feita na da Festa do Divino de Mogi, que existe há 300 anos, e da qual ele participa há cinco anos, sendo que nos últimos dois, assumiu a coordenação geral, com o apoio e auxílio de Márcia. http://www.festadodivino.org.br/

Sobre a Festa do Divino de Cambuquira Molina diz, “Vocês falaram que estão com uma Festa do Divino pequena! A de Mogi, que tem 300 anos, também começou um dia assim! Vocês estão muito bem! Vi que estão com boa estrutura para início e com o foco religioso no modelo português. Continuem que vai dar certo! Basta querer fazer”, opinou depois de conversar com a equipe, assistir o vídeo da de Cambuquira 2009 e sentir o movimento do encontro. “Já me vejo subindo a ladeira na Festa, em Cambuquira”, previu Molina.

Márcia captou outra nuance da de Cambuquira. “Em muitas festas têm a exploração comercial. Aqui eu vi um espírito religioso muito bonito. Pelo que percebi vocês seguem a linha da Festa de Tomar, de Portugal. Nós também temos o que aprender com vocês”.

Bandeira do Divino

Música e Letra: Ivan Lins

Os devotos do divino vão abrir sua morada pra bandeira do Divino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai.
Deus vos salve esse devoto pela esmola em vosso nome. Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai.
A bandeira acredita que a semente seja tanta, que essa mesa seja farta que essa casa seja santa, ai, ai.
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita, que o homem seja livre, que a justiça sobreviva, ai, ai.
Assim como os três Reis Magos que seguiram a estrela-guia, a bandeira segue em frente atrás de melhores dias, ai, ai.
No estandarte vai escrito que ele voltara de novo. E o Rei será bendito, Ele nascerá do povo, ai, ai

Clique aqui e cante o Divino: http://letras.terra.com.br/ivan-lins/564265/

Tags:

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top