Envolva-se no entusiasmo e participe dos preparativos da Festa do Divino 2010

A certeza dos organizadores e de todos os envolvidos de estarem contribuindo para a alegria e o bem comum na realização da sexta Festa do Divino de Cambuquira, Minas Gerais, é motivo para que você também participe das celebrações deste ano, de 16 a 18 de julho.

O evento, que é promovido pela Associação STOP à Destruição do Mundo, em conjunto com o Grande Hotel Trilogia (GHT), onde você poderá se hospedar  tem o objetivo de exaltar o ideal da integração da humanidade na Terceira Era, a do Espírito Santo, envolvida em paz, justiça, igualdade e consciência  para um mundo melhor.

Também são parceiros a Prefeitura Municipal de Cambuquira, através do prefeito Evanderson Xavier e equipe, a Igreja São Sebastião e o padre Alexandre, os comerciantes e moradores do local, que estão engajados neste espírito e contribuindo em várias atividades para a realização da festa.

Preparativos para o Divino, em Cambuquira

O material de decoração está sendo preparado para a Festa do Divino seguindo a tradição da Festa de Tomar, em Portugal, com muitas flores coloridas, os tabuleiros portugueses, as pombas, bandeirolas, cartazes, estandartes que enfeitarão em Cambuquira as ruas, fachadas de prédios, casas, postes, e o cortejo ao longo do trajeto dos Festeiros e da procissão.

A comunidade cambuquirense está muito empenhada, junto com os amigos e voluntários da STOP, em São Paulo, fazendo os adornos e adereços, roupas e comidas típicas para a quermesse e para o Bodo, uma refeição que será servida gratuitamente aos pobres da cidade no dia, conforme os costumes dessa celebração em Tomar.

Depoimentos dos que ajudam a homenagear o Divino

A estilista portuguesa e professora do Projeto Crescer com Arte pela STOP, Lurdes Alcaide, coordena e acompanha no local a produção de tudo, junto com a secretária da STOP, Mara Lúcia Szankowski e o gerente do GHT, Jânio Almeida Ramos.

Lurdes conta que as escolas da cidade e os jovens estão aderindo cada vez mais a montagem das flores. “Eles nos procuram no GHT para colaborar. Quantos mais vierem nos ajudar, mais bonita ficará a festa”.

“Nossa equipe de voluntários está cada vez mais animada. Lurdes diz que o que mais a tocou é a participação das crianças. Graças a Deus muitos conseguem intuir um pouco deste maravilhoso trabalho do qual temos o grande privilégio de sermos privilegiados em participar”, explica. “Fizemos uma reunião para produzir flores com seis lideres de grupos de trabalhos, onde todas assinaram o contrato de adesão de voluntárias com muita alegria. Algumas até comentaram que nem precisariam do duplicado pois tinham a total convicção do que estavam fazendo”.

Maria Nogueira, uma das voluntárias da cidade disse, “fazer essas flores para a festa é uma terapia ocupacional”. Maria trabalha no Posto de Saúde de Lavras.

Lurdes cita outra colaboradora, a dona de casa Marta, que está tão entusiasmada com esse trabalho que, quem a conhece há muito tempo fala que nem parece a mesma pessoa. Além de cuidar da casa e frequentar o Grupo do Liang Gong, Marta lidera um grupo de dez senhoras confeccionando flores.

Ela cita ainda Claudia Cristina, a professora na escola Maria Humbelina e Glóvis Salgado. “Claudia tem sido uma entusiasta, colaborando na divulgação da Festa do Divino, envolvendo os jovens nos preparativos do evento e fazendo muitas flores”, conclui Lurdes.

Confira a programação e hospede-se no GHT

Participe da programação da Festa do Divino Espírito Santo, de Cambuquira – MG:

– Concentração dos devotos no GHT para início da procissão, dia 18, domingo, a partir das 8h00

– Procissão dos Tabuleiros junto com a comunidade local, os visitantes, os Festeiros dos Divinos, os Templários e as Charretes

– Missa de celebração do Divino Espírito Santo, na Igreja São Sebastião, com a benção dos pães, pelo padre Alexandre

– Coroação do Divino, representado por uma criança da cidade, no GHT

– Show animado por Tarcísio da Viola e André Torres

– Grupo de dança folclórica portuguesa

– Cerimônia das Pombas Brancas, simbolizando o Espírito Santo

– Distribuição gratuita de almoço para o povo, no GHT, chamado de Bodo, como na tradição portuguesa

– Quermesse com bingo do bem, barracas de brincadeiras, prendas e comidas típicas julinas e portuguesas, com doces e salgados

Reservas

– O Grande Hotel Trilogia oferece pacote promocional para hospedagem deste evento. Informações e reservas para a Festa do Divino 2010 com Mariane Barros Fernandez, nos telefones: (11) 3814-0130  e (35) 3251-1422  ou pelo e-mail: reservas@grandehoteltrilogia.org.br , http://www.grandehoteltrilogia.org.br .

Agenda

6ª Festa do Divino Espírito Santo, de Cambuquira – MG
De 16 a 18 de julho de 2010. Celebração Religiosa dia 18, domingo, a partir das 9h30
Paróquia São Sebastião, na praça da paróquia.
Coroação do Divino, no Teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia

Tags: , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top