Alunos do Curso de Piano fazem primeira apresentação
Transcorridos seis meses do Curso de Piano, oferecido gratuitamente pelo Projeto Crescer com Arte, trinta alunos, entre crianças e jovens, que freqüentam as aulas do professor e pianista americano, Gilbert Gambucci, fizeram sua primeira apresentação ao público, demonstrando destreza e harmonia na formação básica que receberam.
O concerto musical aconteceu na noite do dia 14 de dezembro, no Teatro Thalia do Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira, Minas Gerais. O público lotou o local, formado por familiares, amigos e cambuquirenses apreciadores de música. A cada audição, a platéia aplaudia entusiasmada, motivando os jovens pianistas a seguirem com o aperfeiçoamento desta arte.
Os alunos fizeram apresentações ao piano em duplas e individuais, acompanhados da orientação do professor.
Segundo Gilbert “ todos os alunos tocaram muito bem. Acho que foi a primeira vez que Cambuquira ouviu suas próprias crianças tocando piano para eles mesmos. Penso que sentiram o valor do que viram”, observou.
Evolução do ensino pelo Método Keppeano
Gilbert explica que a rápida aprendizagem dos alunos deve-se ao empenho de cada um e ao Método Keppeano de Ensino, do cientista social Norberto Keppe, no qual é baseado o curso. Ele consiste em aplicar a didática do conteúdo geral para o particular e não vice-versa, como é feita na forma tradicional, colocando o aluno em contato com os conhecimentos universais que existem dentro da própria estrutura psíquica de cada pessoa.
No Método Keppeano, as aulas de piano já começam no contato direto com a música, para, a partir daí, aprender os particulares. Então, desde o início, a ênfase está em tocar música no piano, tocando-as de ouvido, primeiramente, para depois seguir uma partitura apoiada nas explicações da apostila.
Encerramento
No final da apresentação, a voluntária Mariana Lotufo serviu sorvete para os alunos, completando a alegria da criançada.
Foi uma noite memorável, de felicidade compartilhada por todos, ao sentirem a conquista e esforço dos dedicados pianistas mirins”, concluiu Gilbert.