Curso de Piano inaugura Projeto Crescer com Arte com primeira turma de alunos

O interesse das crianças e jovens cambuquirenses é grande. A turma já soma vinte estudantes. A doação de um piano, recebida no dia 16 de julho, ajudará a ampliar o ensino.

O ideal em desenvolver atividades para a inclusão social de crianças e jovens de Cambuquira, Minas Gerais, que permita a elas o acesso ao conhecimento e a cultura, transformou-se de sonho em realidade, no dia 28 de junho, para a STOP à Destruição no Mundo e sua Campanha de Ação no Bem.

Nessa data aconteceu a primeira aula do Curso de Piano Básico que deu início oficial às atividades práticas do Projeto Crescer com Arte, ministrada pelo professor Gilbert Gambucci, pianista americano com formação universitária pela Ithaca Universidade de Música, de Nova York.

Os alunos têm aulas de quarenta e cinco minutos, uma vez por semana, em duplas ou individuais, no Teatro Thalia, do Grande Hotel Trilogia, um dos parceiros do Crescer com Arte nesta Campanha, que cedeu seu piano para essas aulas. A Prefeitura de Cambuquira também se agregou ao Projeto e disponibilizou seu piano para os alunos treinarem durante a semana.

A grande novidade é que o Crescer com Arte recebeu, no dia 16 de julho, a generosa doação de um piano, feita por André Pacheco, que dará mais oportunidades aos estudantes de aprenderem a tocar o instrumento.

Os primeiros na esperança em Crescer com Arte

A primeira semana de aula começou com uma diminuta, mas animada turma de três alunos formada por Mateus de Brito, 7 anos, Bruna Caroline Leôncio Pereira, 10, Mariana de Souza Godoy, 10 anos. Na segunda semana, entrou Letícia Aparecida Alves Pereira, 10 e Guilherme,14. Gilbert informa que na terceira semana já somam um total de vinte alunos inscritos.

O professor explica que no início os alunos aprendem a posicionar as mãos nas teclas do piano, usando todos os dedos em todas as teclas, de ébano e marfim. “É importante eles irem experimentando e se familiarizando com a sonoridade do piano, desde o primeiro contato da aula.

“Eles aprendem também as notas da escala musical e como localizá-las no piano”, observa o mestre. Gilbert informa que preparou uma apostila básica para a orientação dessa aprendizagem, que será entregue a todos os alunos gratuitamente.

Aulas pelo Método Keppeano

O curso é baseado no Método Keppeano de Ensino, do cientista social Norberto Keppe, que se fundamenta em aplicar a didática do conteúdo geral para o particular e não vice-versa, colocando o aluno em contato com os conhecimentos universais que existem dentro da própria estrutura psíquica. Nele, os princípios de técnica de piano são observados e são ensinados de uma maneira flexível, considerando a estrutura física das mãos de cada indivíduo. “Nessa metodologia, a técnica de piano pode ser muito desenvolvida, se estiver em completo serviço da expressão da alma única de cada intérprete”, salienta Gilbert.

Nos métodos tradicionais, os alunos aprendem primeiro os detalhes para chegar ao todo. No método Keppeano, as aulas já começam num contato com o todo, no caso da aula de piano, é a música, para, a partir daí, aprender os particulares. Então, desde o início, a ênfase está em tocar música no piano, tocando-as de ouvido, primeiramente, para depois seguir uma partitura apoiada nas explicações da apostila.

“Como resultado de tocar música na prática, o aluno aprende como as harmonias são formadas, e como utilizar os princípios universais musicais, que todos os grandes compositores observam nas composições deles”, finaliza o professor.

Novos parceiros e voluntários são bem-vindos

Professores pianistas voluntários são bem-vindos ao Projeto Crescer com Arte, bem como doações de instrumentos e outros materiais necessários ao desenvolvimento do Projeto. Interessados em participar podem fazer suas adesões pelo email contato@acaonobem.org, pelo site www.stop.org.br, onde pode conhecer todas as propostas, ou pelo telefone (11) 3819-1666, com Regina Silveira.

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top