Voluntários já preparam a 8ª Festa do Divino

Por “O Jornal de Cambuquira” – Edição 521 – Março 2012

Tiveram início no dia 3 de março os trabalhos dos voluntários da Trilogia Analítica/STOP e da comunidade na feitura dos elementos de decoração da 8ª Festa do Divino em Cambuquira, este ano realizada nos dias 7 e 8 de julho, enfeitando a cidade com adornos predominantemente em branco, lilás e vermelho, com a organização dos professores do “Projeto Crescer com Arte”.

O mutirão do dia 4 de março reuniu no Grande Hotel Trilogia mais de 30  entusiasmados voluntários, dos 8 aos 80 anos, jovens da Apae, estudantes, trabalhadores rurais, aposentados, comerciantes,  professores, etc; todos produzindo flores e pombas dispostos em painéis, tapetes e guirlandas que irão colorir nossas ruas na festa de tradição portuguesa, mas que na verdade é uma “Festa do Espírito Santo”.

Quem nos fala da tradição portuguesa são duas empolgadíssimas amigas de Cambuquira da Trilogia, ativas participantes do “Projeto Crescer com Arte”, Lurdes e Gisela Alcaide, inspiradas nas belezas dos festejos realizados em sua Portugal, como os da “Festa dos Tabuleiros” da cidade de Tomar, na região do Ribatejo, que atrai turistas de toda Europa.

Em Cambuquira, ao longo das sete versões anteriores, a “Festa do Divino”  vem  crescendo  em beleza e participação popular, tendo como grandes momentos o desfile/procissão, a distribuição de pães abençoados e a participação dos Ternos e Folias da cidade, com muitos cavaleiros trajando vestimentas de Templários e charretes adornadas, sem esquecer a Coroação do Divino, quando uma criança assume o papel.

Além de Lurdes e Gisela, dezenas de membros da STOP, Curso de Línguas Milenium  e de tantas outras atividades do grupo proprietário do Grande Hotel Trilogia se envolvem na Festa do Divino e, assim como ocorre em diversas casas cambuquirenses entre uma e outra reunião, também em São Paulo o trabalho artesanal continua sendo desenvolvido. Em Cambuquira, o casal Armando e Ofélia Amaral, Sônia da AMAE, Jaques, Antônio “do som”, João “grandão”,  Claudia Batista,  Mª Helena “do Liangong”,  Marta,  Maria Nogueira,  Andreia “manicure”, Juninho Coelho, o pessoal da APAE e diversos comerciantes estão diretamente envolvidos na realização da Festa do Divino.

No ano passado a festa foi enriquecida com a participação de um grupo folclórico português, o que era uma tradição cambuquirense que deixou de acontecer. Com o objetivo de repetir a participação, a organização agora busca patrocínio para a vinda do grupo, podendo o interessado obter informações de como participar do patrocínio entrando  em  contato  com o Grande Hotel Trilogia, no telefone do anúncio da primeira página. Participem.

Tags: , ,

Related posts

Festa Portuguesa

10 outubro de 2015,  Foi com muita alegria que realizamos esta noite de música e...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top